lavar a roupa de forma ecológica

Como prolongar o tempo de vida das nossas roupas?

Partilhar:
Uma parte importante de diminuir o desperdício passa por aumentar o tempo de vida das roupas que já existem. Cuidar da roupa corretamente é uma forma de o fazer, mas pode implicar conhecer muito bem os cuidados que os diferentes materiais exigem.

E prolongar o seu uso, por vezes, parece quase impossível, seja aquela peça do armário que foi à máquina demasiadas vezes, ou aquela mais recente que numa semana já tinha uma mancha que não quer sair. Assim, deixamos-te aqui algumas dicas de como podes cuidar e aproveitar as tuas roupas por mais tempo.

Lê as etiquetas:

Em primeiro, é importante prestar atenção à etiqueta e lavar as peças corretamente. Seguir as instruções de lavagem permite respeitar as estrutura da peça e não danifica-la.

Lava e passa a ferro com as peças do avesso:

As peças mais delicadas, com estampados ou finas, podem beneficiar de serem lavadas e até passadas a ferro pelo avesso.

Utiliza saquinhos de rede:

Roupas interiores, ou até peças mais delicadas (sobretudo peças rendadas), podem ser lavadas dentro de um saquinho de rede para diminuir o atrito com as outras peças.

Utiliza o estendal sempre que possível:

Sempre que possível (e o tempo o permitir), prefere secar a roupa no estendal (e com o mínimo de molas) do que na máquina de secar. É melhor para as tuas peças e para o ambiente, e a forma como as penduras também importa, para secarem sem danos e como se tivessem sido passadas.

Não engomes roupa branca para ser guardada:

Se engomares roupa branca e a deixares guardada por muito tempo sem usar ela acaba por amarelar. Por isso opta por engomar estas peças na hora de vestir.

Não pendures peças de lã

Pendurar peças de lã danifica os fios. Opta por arrumar estas peças dobradas.

Separa as cores

Alguns tingimentos têm instruções específicas, ou não têm acabamentos apropriados. A melhor forma de proteger é separar por cores.

Estes são alguns cuidados a ter com a roupa no seu dia a dia, ou lavagem a lavagem. Porém por vezes temos peças com ligeiros danos e acabamos por nunca mais usar. Que tal metermos a criatividade em uso? Será que posso aproveitar a peça e alterá-la?

Seja em casa ou na costureira, pequenas alterações podem “salvar” uma peça. Por vezes algo simples como um desenho feito em tinta para tecido para tapar pequenas manchas; uma flor bordada para tapar um furo; cortar umas calças em calções…existem várias opções.

Vê este exemplo do uso criativo de várias camisas!

upcycling de peças
upcycling de peças

Se achaste estas dicas úteis e queres saber mais vê os nossos artigos aqui!

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas