O QUE FAZEMOS?

Valorização de vestuário em fim de vida

A solução TO-BE-GREEN permite a valorização de produtos de vestuário, uniformes e fardamentos, e outros têxteis-lar descartados, seguindo a hierarquia de resíduos e aplicando os princípios da Economia Circular.

De acordo com a triagem e a avaliação feita aos materiais entregues, é feita a definição do fluxo de valorização podendo ser a reutilização e partilha, o upcycling, a reciclagem ou, caso estejam estragadas e sem potencial de valorização, o envio para aterro.

Reciclagem de vestuário - reciclagem de têxteis, câmara Municipal de Lisboa, Alcântara, Campo de Ourique, Parque das Nações - ToBeGreen To Be Green

Produtos em economia Circular pós-consumo

A equipa de engenharia e de design trabalham no desenvolvimento de novos produtos incorporando as fibras recicladas pós-consumo. O portefólio de produtos tem várias combinações de materiais reciclados, podendo combinar tecidos ou malha pós-consumo, feltro TNT ou fibra em rama.

Avaliação DE IMPACTES AMBIENTAIS E TAXA DE CIRCULARIDADE

Os impactes da indústria da moda são muito significativos, quer na sua produção, quer na sua utilização e no final de vida.
Os fluxos de resíduos diferenciados para recolha seletiva vão incorporar os têxteis a partir de 1 de janeiro de 2025, desviando dos resíduos indiferenciados.
É possível determinar os impactes em termos de redução de resíduos (valores mássicos) e de emissões de CO2 eq. por implementar a solução TO-BE-GREEN. E nos novos produtos feitos a partir de fibras pós-consumo podem determinar-se a Taxa de Circularidade e os benefícios pela substituição de materiais virgens (por exemplo poliéster, algodão, poliamida, etc) por materiais reciclados.