o que é a sustentabilidade?

Sabes o que é a sustentabilidade?

Partilhar:
Hoje em dia, muito se fala de sustentabilidade, mas será que sabes o que realmente isso significa ou simboliza?

Se não, não te preocupes, continua connosco, porque em poucas palavras apresentamos-te o que é efetivamente sustentabilidade. Sustentabilidade é uma condição de um processo que permite o desenvolvimento das gerações presentes garantindo, ao mesmo tempo, as necessidades das gerações futuras. É um conceito diretamente relacionado com o desenvolvimento económico e material, diminuindo o impacto no meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas “.

 

“No passado, as indústrias que poluíam foram mandadas para a Ásia, em vez de se fomentar a tecnologia e a inovação na Europa. Espero que se tenha aprendido a lição e que não se venha, com esta nova estratégia, amplificar o erro. É que não podemos ter uma Europa limpa e um mundo sujo, porque a terra é só uma”, diz o presidente da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP). No entanto, Mário Jorge Machado teme também que, na tentativa de impor à indústria a obrigatoriedade de não poluir, se venha a colocar em causa a competitividade dos artigos made in Europe, sobretudo face aos produtos vindos da Ásia e que entram no mercado europeu sem as mesmas exigências. “A única forma de se fazer isto é seguir o exemplo da indústria automóvel, ou seja, qualquer fabricante extracomunitário que queira vender os seus carros na Europa tem de cumprir os mesmos critérios de segurança que aqui se praticam. Na fileira têxtil a situação tem que ser a mesma. Se queremos ter uma economia circular na Europa, temos de obrigar todos os que queiram vender no espaço europeu a cumprir as mesmas regras.”

Vê ainda o trailer do filme “Kiss the ground” que se segue sobre regeneração do solo e outras questões ambientais e climáticas.

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas