Foto de SHVETS production no Pexels

Ir às compras de forma sustentável

Partilhar:
Queres saber como ser mais sustentável quando vais às compras? Vê aqui algumas dicas para a tua próxima ida ao supermercado!

Para começar, a melhor coisa que podes fazer mesmo antes de sair de casa se vais ao supermercado, é uma lista do que realmente precisas. Assim é mais fácil comprares apenas o que te faz falta, e para além de evitares desperdícios nas tuas compras, evitas na tua carteira.

Outra questão a ter em conta antes de sair de casa são os sacos. Podes levar sacos reutilizáveis (como eco-bags) ou reaproveitar os sacos das compras passadas para trazer as compras. Se tiveres sacos que já não podem ser aproveitados, coloca-os no ecoponto amarelo para poderem ser reciclados.

Não te esqueças de conferir as datas de validade de tudo! Em média e por ano, em Portugal, são deitados fora 100 quilos de comida por pessoa, e parte deste desperdício deve-se aos produtos atingirem o fim do prazo de consumo. Por isso, pensa sempre, “vou ter tempo suficiente para consumir este produto?”.

Opta por produtos produzidos localmente ou de origem nacional. Isto porque, para além de apoiares os produtores locais, quanto menor distância tiverem percorrido, menor quantidade de CO2 terá sido libertada para o produto chegar ao destino.

Sempre que possível, escolhe produtos com menos embalagens ou com embalagens recicláveis. Sabias que algumas embalagens são mais aptas para reciclar? Se puderes, escolhe de acordo com estes detalhes.

Podes ainda selecionar produtos biológicos e/ou com certificação de comércio justo. Frutas e legumes cuja plantação é feita à base de uma agricultura mais consciente e que não recorre a químicos é uma boa maneira de reduzir a pegada de carbono. E produtos com certificação de comércio justo garante que está a pagar um valor justo aos produtores e que o bem cumpre com padrões sociais e ambientais.

Não te esqueças então:

Compra de forma sustentável e consciente!

E diz não ao consumo “porque está em promoção”, escolhendo o que faz realmente falta! O planeta e a tua carteira agradecem!

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas