A reciclagem de máscaras e a comunidade ToBeGreen
A ToBeGreen em conjunto com os seus clientes e parceiros tem o prazer de trazer a público o resultado da recolha seletiva de máscaras executada desde Setembro de 2020.
Tendo se iniciado sob o formato de projeto piloto com as Câmara Municipal da Covilhã , Câmara Municipal de Viseu e Câmara Municipal de Guimarães e junto das respectivas comunidades escolares, em Abril de 2021 evoluiu para “projecto demonstrador”, englobando o CVR, Ferrovial Serviços, Fibrenamics, Laboratório da Paisagem e Universidade do Minho, onde se pretendeu perceber a escalabilidade deste método de recolha e processamento das máscaras de proteção individual contra a COVID-19.
Empresas como Atepeli e Sodecia (Guarda) foram as primeiras empresas a entrar como representantes do setor privado, sendo que os CTT’s se juntam à nossa causa em Maio de 2021.
Este projeto que abrange à data de hoje nove municípios pretende evitar que o máximo de máscaras seja descartada de forma indiferenciada por se tratar de um material com alta capacidade de reciclagem.

Este projeto tem também um carácter solidário de extrema relevância.
Quem acompanha o desenvolvimento da nossa empresa sabe que temos um grande foco na sustentabilidade social e na solidariedade e esta ação não poderia deixar de ter também essa dimensão.
As caixas são produzidas em cartão reciclado pelo Centro Juvenil de São José de Guimarães , uma IPSS dedicada ao acolhimento e inserção social de Crianças e Jovens sem o apoio familiar essencial ou em risco de exclusão social.
Da venda destas caixas, revertem ainda 2€ para a Cáritas Diocesana de Viseu, IPSS que a ToBeGreen já tem vindo a apoiar e que utiliza estes donativos para a distribuição de bens alimentares pelas famílias em risco da região.