sustentabilidade perfeita

A PRESSÃO DA SUSTENTABILIDADE PERFEITA 

Partilhar:
Atualmente a sustentabilidade está em alta, e é bom que esteja! É necessário gerirmos os recursos e os resíduos que causamos.

No entanto, a moda da sustentabilidade leva a bastante greenwashing (traduzindo-se como “lavagem verde”, é uma técnica de vendas que pretende demonstrar um produto como sustentável, através de etiquetas, embalagens verdes e termos ambíguos que induzem a uma sustentabilidade que não existe) por parte das marcas – o que confunde os consumidores – e também a esta ideia de perfeição, sem espaço para erros. Mas vamos lá esclarecer uma coisa, a sustentabilidade trata-se de fazermos escolhas melhores e conscientes em prol do ambiente, dos recursos que temos disponíveis, das pessoas que trabalham, e claro, de nós mesmos! Acabou por se criar esta ideia de sustentabilidade perfeita, que não existe, pois ainda estamos muito longe de não termos resíduos, poluição e consumo excessivo. Existe uma pressão que se a minha casa não for completamente virada para a sustentabilidade, falhei, e sou na verdade igual a todos sem preocupações. 

Na sustentabilidade há espaço para erros, e falhanços e até escolhas menos boas,- é um caminho. O problema da pressão em mudar da noite para o dia é que leva a um planeamento irrealista (ou falta de planeamento) que em pouco tempo fica na coluna das desistências. E que tal nem 8 nem 80? E se formos fazendo pequenas mudanças no nosso dia a dia, com calma, sem pressão, não será mais realista? Talvez eu compre algumas peças de fast fashion, mas escolha peças mais duradouras e outras serão de segunda mão? Talvez eu compre comida biológica mas nem sempre me lembro de levar saco? Somos humanos, o melhor caminho que podemos traçar é tentar fazer escolhas melhores todos os dias, e aceitar que algumas vezes isso não será possível, mas que também não é preciso desistir. 

Começa o teu caminho sustentável connosco! Sem medos, sem pressões, apenas com escolhas melhores.

Se quiseres algumas dicas de onde começar podes visitar o nosso blog para mais artigos, ou juntar-te à nossa app de partilha de peças de roupa!

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas