zero desperdícios

Zero desperdícios

Partilhar:
O outono já chegou e andas a procura de peças novas? Que tal experimentar outra maneira de renovar o roupeiro? Por exemplo: comprar roupas em segunda mão.

Já sabemos que a indústria da moda é uma das que mais poluem o nosso planeta, desde a produção, fabrico, uso, transporte e para além disso, o lavar, secar e engomar acabam por causar uma pegada ambiental pelo uso excessivo dos recursos naturais, como a água utilizada em todos os processos, o desgaste do solo e a quantidade de emissões de gás carbónico (CO2) lançadas para a atmosfera.

E por isso, surgem cada vez mais pessoas e movimentos que ajudam a promover essas iniciativas de zero desperdícios no que toca a alimentação, estilo de vida e vestuário.

Sempre podemos adotar algumas formas para ajudar no desperdício das roupas e como dar uma nova vida a elas, por exemplo: pensar se é mesmo necessário comprar uma nova peça, pois a verdade é que o mundo já está cheio de extras e por que não adquirir algo que já existe?

Outra maneira, é reduzir um consumo, que por muitas vezes é impulsivo, e conscientizar-se de que abrir mão de certas coisas é dar espaço para outras pessoas terem acesso a elas também, por isso desapegar nessas horas será sempre uma mais valia. Reutilizar, reaproveitar e reinventar com aquelas peças que foram esquecidas no fundo do roupeiro e com certeza sentem a tua falta!

Mas também não podemos esquecer daquelas que se vão estragando com o tempo e não dão mais para usar, neste caso, reciclar é o mais adequado, invés de simplesmente deitá-las ao lixo. Os têxteis têm propriedades que nos permitem reciclá-los e reintroduzir peças em fim de vida na indústria.

Não deixes de explorar o programa de reciclagem de vestuário que a To Be Green possui para ajudar a reduzir os desperdícios e impactos causados ao ambiente.

Se queres saber mais sobre o zero desperdício, vê ainda o vídeo que se segue.

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas