Foto de Artem Podrez no Pexels

Sabes o que é economia circular?

Partilhar:
Este é um tema que agora mais que nunca, se fala bastante, mas na realidade poucos sabem o que realmente significa.

Mas não te preocupes, nós estamos aqui para te explicarmos e clarificarmos algumas coisas, segue-nos!

A economia circular é um modelo de produção de bens e produtos que se encontram em ciclo. Chama-se circular porque procura a reutilização, o reaproveitamento e/ou a reciclagem dos mais variados produtos, prolongando-lhes assim o tempo de vida.

Este modelo procura tentar reduzir o desperdício dos resíduos ao máximo, dentro das possibilidades. Quando um determinado produto já não tem utilidade os seus materiais são reaproveitados e mantidos dentro da economia para serem novamente utilizados e voltarem a gerar valor. Criando assim um ciclo.

Ao proporcionar a reutilização e a reciclagem dos materiais, a economia circular está também a permitir a redução da emissão de gases com efeito de estufa e a poupar recursos naturais ao planeta. Se quiseres mais sobre isto vai até ao artigo “Portugal e a sustentabilidade”.

O modelo de produção mais utilizado em todo o mundo ainda é o de economia linear. Isto quer dizer que para produzir um determinado objeto recolhem-se recursos naturais, produz-se, vende-se, utiliza-se e de seguida deita-se fora, contribuindo bastante para o fast-fashion.

O fast-fashion apesar de permitir produzir com baixos custos financeiros, os custos para o planeta são muito elevados. Este modelo, obriga à extração sucessiva de recursos naturais e recorre a grandes quantidades de energia, sendo necessário libertar muito mais dióxido de carbono para a atmosfera.

É agora o tempo, ajuda o planeta, o maior dever começa em casa, ao colocar as embalagens usadas na reciclagem, ao optar por comprar em segunda mão ou até trocar e para isso tens a To-Be-Green ao teu dispor. Contribui para a Economia Circular!

Para saberes mais, assiste ao vídeo!

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas