Portugal e sustentabilidade

Portugal e sustentabilidade

Partilhar:
Sustentabilidade é um conceito importante no mundo. Porém, sabes como é que o nosso país se posiciona em relação aos desafios que implica?

Com certeza já ouviste falar na sustentabilidade. Atualmente é um conceito que ganha cada vez mais reconhecimento e importância no mundo. 

Queres saber como Portugal se posiciona quanto a esta? De seguida encontram-se alguns dados que podem esclarecer.

Portugal subiu de posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)

Relativamente ao Índice de Desenvolvimento Humano ou IDH, segundo um relatório de 2017 das Nações Unidas, Portugal subiu uma posição. Desta forma, passou para o 41º lugar, numa lista de 58 países, relativamente a 2016. (No topo da lista, como país mais desenvolvido do mundo está a Noruega.) 

No que respeita a políticas ambientais (em 2020), Portugal está no número 17 da lista (sendo que os 3 primeiros lugares não foram atribuídos e encontram-se vazios). Isto é, Portugal encontra-se entre os países com um nível de desenvolvimento humano alto, e foi ainda o terceiro país com maior subida em mudanças climáticas, atrás da Suécia e da Nova Zelândia. 

Porém, é de apontar que nenhum dos países da lista do índice de desempenho em Alterações climáticas 2021, está num caminho compatível com os objetivos do Acordo de Paris.

Reciclagem
Mais reciclagem e menos lixo

No relatório anual de resíduos urbanos de 2017, pela Agência Portuguesa pelo Ambiente, lê-se que em Portugal se produz, em média, 484 quilogramas de lixo por habitante e por ano. Este valor fica acima da média da União Europeia (28 países), que é de 483 kg/habitantes por.ano. No que toca a reciclagem, só 38% dos resíduos urbanos gerados em Portugal são reciclados.

Menos dióxido de carbono e menos combustíveis fósseis

Em 2017 Portugal teve o quinto maior aumento de emissões de dióxido de carbono (CO2) provenientes do consumo de energia, relativamente ao ano anterior: cerca de 7,3%. A média da União Europeia foi um aumento de 1,8%, segundo dados do Eurostat. As emissões de CO2 de Portugal representam 1,5% das emissões totais da UE.

Em 2016, comparando com outros países da UE, Portugal foi o terceiro país da UE com maior incorporação de energias renováveis na produção de energia elétrica. Já a produção de energia renovável em Portugal representou 42% do consumo e exportação elétrica em 2017.

Por vezes alguns dados podem ser desmotivantes, no entanto todos temos de começar por algum sítio.

Portugal já começou, e tu?

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas