O porquê de ser necessário reduzir o desperdício têxtil

O porquê de ser necessário reduzir o desperdício têxtil

Partilhar:
O desperdício têxtil, os seus impulsionadores e a necessidade urgente em reduzir os mesmos.

Será que sabes o porquê de ser realmente necessário reduzir o desperdício têxtil? 

Se calhar já pensaste nisto várias vezes, mas já não é “suficiente” só ficarmos pelo “pensar”, é preciso perceber e agir, por isso apresentamos-te o porquê de ser de extrema importância reduzir o desperdício têxtil.

Este tipo de desperdício têxtil tem vindo a aumentar significativamente, tanto que durante os últimos seis anos, mais concretamente de 2012 a 2018, “a produção de resíduos do setor têxtil aumentou em cerca de 50%”, segundo um estudo encomendado pela Zero Desperdício (ZD) à consultora Winnig.

A indústria têxtil é a segunda indústria mais poluidora do mundo, a seguir à do petróleo.

Isto, fez com que a indústria da moda se prospera com o lançamento constante de novidades, trazendo como efeito colateral o desperdício de vestuário e por sua vez o fast-fashion leva-se a um aumento de compras nas sociedades mais desenvolvidas, que por sua vez são mais aceleradas e consumistas, agravando assim, ainda mais este problema.

O têxtil é um problema de emergência ambiental e social, porque “exerce uma enorme pressão sobre os recursos como água e solo, mas também usa mão-de-obra escrava e infantil”. É por isto que pretendemos que esta plataforma seja uma ferramenta de consciencialização e de mudança, de modo a combater o desperdício, tornando o futuro mais sustentável, tendo sempre por base a economia circular. Para além disso é também importante para nós promover a inovação com novas abordagens, modelos e projetos colaborativos, de modo a envolver a comunidade, gerando novos comportamentos nas famílias, empresas e organizações, porque juntos será mais fácil de reduzir o desperdício têxtil.

Assim sendo podes reduzir o desperdício têxtil das seguintes formas: reutilizar, doar, vender, entre outros. 

De que é que estás à espera para te juntar a nós nesta iniciativa? Descobre mais no nosso site.

Vê ainda esta TED TALK que encontrámos sobre o desperdício na moda e maneiras de o combater.

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas