Câmara Municipal de Albergaria - Programa de reciclagem de têxteis para a sustentabilidade têxtil

A ToBeGreen em Albergaria-a-Velha

Partilhar:
Projeto iniciado em Maio, arranca para o público com a inauguração da loja que serve de ponto de entrega e recolha de têxteis em fim de vida.

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aderiu no passado mês de Abril à comunidade ToBeGreen, tendo implementado o programa de reciclagem de máscaras de proteção individual e o programa de troca e reciclagem de vestuário. 

Este projecto arrancou a 14 de Maio com acção nas escolas básicas e secundária onde o tema central foi a reciclagem e a economia circular com duas sessões transmitidas via Zoom para todas as turmas. 

Esta sessão contou com a participação do CEO da ToBeGreen e Professor da Universidade do Minho do Departamento de Engenharia Têxtil António Dinis Marques.  

 
Reciclagem de Máscaras e têxtil - Sustentabilidade têxtil - ToBeGreen Albergaria-a-Velha

Para o programa de reciclagem de máscaras foram colocados  contentores específicos para este fim na Escola Básica, na Escola Secundária, na escola artística da Jobra, nos armazéns municipais, no edifício da Câmara Municipal, na Irmandade da Misericórdia de Albergaria e na ASIV. 

Todas as semanas é feita a recolha das máscaras destas instituições, sendo que depois são processadas pela ToBeGreen nos seus centros de tratamento.

Reciclagem de Máscaras - Sustentabilidade têxtil - ToBeGreen - Albergaria-a-Velha
Reciclagem de Máscaras e têxtil - Sustentabilidade têxtil - ToBeGreen Albergaria-a-Velha
Reciclagem de Máscaras e têxtil - Sustentabilidade têxtil - ToBeGreen Albergaria-a-Velha

O programa de troca e reciclagem de têxteis tem três níveis de atuação:

  • a troca de vestuário por parte dos munícipes utilizando a aplicação ToBeGreen, sendo que por cada peça entregue para partilha os utilizadores recebem pontos para adquirir peças em segunda mão na aplicação;
  • a catalogação de vestuário depositado nas IPSS que permite ao Departamento de Ação Social da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha prestar um serviço mais eficiente a quem necessita deste tipo de apoio;
  • a reciclagem de têxteis em final de vida, bem como todos os resíduos têxteis, evitando desta forma a sua deposição nos aterros. 

A loja ToBeGreen de Albergaria que serve como base operacional para o programa de reciclagem têxtil e de troca de vestuário situa-se no Centro Coordenador de Transportes e foi inaugurada no dia 2 de Setembro de 2021 e está agora ao serviço da comunidade. Encontra-se aberta ao público às quintas-feiras, das 11h às 16h30.

 

Para uma boa implementação do projeto, estão a ser planeados eventos nas escolas para durante o arranque do ano letivo para que este programa possa produzir os resultados pretendidos e Albergaria possa cumprir com os objetivos exigidos pela União Europeia para 2023. 

 
 
 

Partilhar:

Faz o download da aplicação!

Publicações Relacionadas